Vaivém – Vendas de colheitadeiras têm queda de 30% no ano

O ano já está comprometido, e o período de vendas aceleradas de tratores e de colheitadeiras ficou para trás.

As indústrias repassaram apenas 3.247 tratores às concessionárias no mês passado, 39% menos do que em igual período de 2014.

A redução das vendas em julho supera a queda média do ano, que foi de 25%, segundo dados do mercado.

Mauro Zafalon/Folhapress

Máquinas em lavoura de milho de MT.
Após vários anos de boas vendas, as indústrias amargam a redução de compras por parte dos produtores.

De janeiro a julho deste ano, as vendas de tratores recuaram para 24 mil unidades, ante 32,2 mil em igual período do ano anterior.

O ritmo é fraco também no setor de colheitadeiras, cujas vendas do mês passado recuaram 15% em relação às de julho de 2014. Foram entregues 376 unidades às concessionárias, abaixo das 442 de julho do ano passado.

A desaceleração da comercialização é maior ainda no acumulado do ano. Ao repassar 2.345 unidades de janeiro a julho às revendas, as indústrias de máquinas e equipamentos venderam 30% menos neste ano.

Os produtores estão reticentes nas compras porque o cenário agrícola mudou neste ano. A alta do dólar, se mantém receitas maiores em reais na venda dos produtos, faz também com que os custos de produção tenham forte pressão de alta.

Fertilizantes, insumos químicos, combustíveis e energia elétrica são itens de maior peso na composição dos gastos dos produtores.

Além disso, o crédito virá com uma taxa bem mais elevada de juros, principalmente o que for captado no mercado livre.
p(star). *

Suco de laranja Chuva e a doença greening nos pomares da Flórida fazem com que o suco de laranja suba na Bolsa de commodities de Nova York.

Valor O primeiro contrato fechou nesta quarta-feira a US$ 1,32 por libra-peso, 13% mais do que há 30 dias.

Safra A produção de laranja da Flórida (EUA) recuará para 96 milhões de caixas neste ano, a menor desde 1966. No início da década de 1970, a produção era de 187 milhões de caixas.

Suco Com a queda da safra atual, a produção de suco de laranja fica próxima de 400 mil toneladas naquele Estado. Com isso, a produção mundial deverá ser uma das menores em 25 anos.

Mauro Zafalon é jornalista e, em duas passagens pela Folha, soma mais de 38 anos de jornal. Escreve sobre commodities e pecuária. Escreve de terça a sábado.

Fonte : Folha