.........

Unindo esforços para dar celeridade à reforma agrária

.........

Dar celeridade e direcionar o processo de assentamento das famílias acampadas no Brasil. Com este objetivo, os ministros Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário (MDA), e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), se reuniram em Brasília, nesta quarta-feira (17). O encontro serviu para definir detalhes para a formalização de uma parceria para a utilização de informações coletadas por meio do Cadastro Único.

Com acesso aos dados do Cadastro, será possível traçar os perfis de cada acampamento e definir estratégias de ação específicas, de acordo com a necessidade de cada localidade. Esse cruzamento de informações será realizado pela equipe da sala de situação da reforma agrária do MDA/Incra, criada há cerca de mês, que tem o papel de monitorar o assentamento de famílias e futuras desapropriações de terras.

O acordo de cooperação entre os dois ministérios será assinado, em breve. A partir daí, há três etapas a seguir: tratar os dados que já estão no Cadastro Único, atualizar os cadastros que ainda não estão identificados como acampados e organizar a busca ativa das famílias ainda não cadastradas.

O objetivo é que o trabalho conjunto dos dois ministérios, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), possa tornar mais efetivo o processo de mapeamento dos acampamentos em todas as regiões brasileiras.

Juliana Reis
Ascom/MDA

Fonte : MDA