.........

Trigo, café e pecuária sustentarão avanço do PIB da agropecuária

.........

SÃO PAULO  -  A colheita das culturas de inverno no segundo semestre deste ano deve contribuir para sustentar as taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária do país ao longo de 2014, disse hoje a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Conforme a entidade, os segmentos de produção de carne e café também podem se destacar. “Os preços internacionais do café em alta podem compensar a queda da produção nesta safra, ocasionada pela seca”, afirmou o coordenador do departamento econômico da CNA, Renato Conchon, em nota.

Os produtores de trigo devem colher uma safra recorde este ano, de 7,503 milhões de toneladas, 35,7% acima de 2013. De acordo com Conchon, essa elevação na oferta tende a compensar o aspecto econômico negativo, já que os preços do cereal estão baixos atualmente.

No caso da pecuária de corte, os frigoríficos têm pago mais pelos animais prontos devido à limitada oferta de bovinos, e o mercado externo também está aquecido. “A expectativa é de manutenção do ritmo de venda, especialmente em função da decisão da China de retirar o embargo imposto à carne bovina do Brasil”, disse a CNA. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o PIB da agropecuária cresceu 0,2% no segundo trimestre de 2014, ante o trimestre anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB da agropecuária cresceu 1,1%.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3674058/trigo-cafe-e-pecuaria-sustentarao-avanco-do-pib-da-agropecuaria#ixzz3C4FHJ8gR

Fonte: Valor | Por Mariana Caetano | Valor