Temas específicos – Apex busca CNA para promover mais exportação agropecuária

Presidente da CNA, João Martins, recebe, na Sede da CNA, em Brasília, o Presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto

Brasília (09/12/2015) – O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), David Barioni Neto, foi recebido, nesta terça-feira, (08/12), na CNA, pelo presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, em encontro para discutir as potencialidades do setor agropecuário brasileiro para o mercado internacional.

Para David Barioni, a Apex, durante algum tempo, priorizou a promoção de produtos manufaturados brasileiros, “estávamos de costas para a produção agropecuária, mas agora o momento é de nos aproximarmos do setor”. O presidente da Apex anunciou acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para garantir a promoção da agropecuária nacional. “Devemos realizar grandes eventos de produtos, mas com programação de palestras e encontros de negócios”, acrescentou Barioni.

Como membro do Conselho Deliberativo da Apex-Brasil, desde abril passado, a CNA apresentou sugestões para o planejamento da Agência em 2016, baseadas em três pontos: ampliar a participação do setor agropecuário como beneficiário de projetos setoriais da Apex, parceria entre as entidades para promover maior conhecimento sobre comércio exterior, de produtores e cooperativas agropecuárias, e ações de promoção da imagem internacional do Brasil.

“Devemos capacitar nosso pessoal para, além de produzir, saber vender a produção”, disse o presidente da CNA, João Martins, acrescentando que “o país precisa entender que o grande salto de desenvolvimento que esperamos será dado com capacitação profissional e com educação”.

Tratando de capacitação, o presidente da CNA falou sobre os Centros de Excelência do SENAR que serão construídos em diversas regiões do Brasil, atendendo a capacitação de produções específicas. O primeiro, voltado para a fruticultura vai ser implantado, em Juazeiro (BA), pelo SENAR. “Além de atender o polo fruticultor regional, o centro vai capacitar produtores de todo o país”, garantiu João Martins. Ao final do encontro, o presidente da Apex, David Barioni, assegurou a intenção de aproximar a Agência do setor agropecuário brasileiro e recebeu a garantia de apoio do presidente da CNA para as ações de promoção do setor.

Assessoria de Comunicação CNA

Fonte :Canal do Produtor