Tecnologia para Soja é tema da 71ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio

Ibirubá será palco da 71ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, no dia 31 de julho. O evento, com o tema Tecnologia Avançada para produção de Soja no RS, ocorrerá na Casa de Cultura do município, realizado pelo Senar-RS em parceria com o Sindicato Rural, o Fórum Permanente do Agronegócio objetiva oportunizar o debate de temas pertinentes ao setor, visando promover a qualificação e instrumentalização dos produtores rurais e de toda a cadeia.

O evento iniciará às 8h30 com o credenciamento. A primeira palestra “Fisiologia da planta, manejo, nutrição equilibrada e rentabilidade da lavoura”, com início previsto para às 9h15, será ministrada pelo  diretor do Instituto Inca de Passo Fundo, Elmar Luiz Floss. Na sequência, a pauta é “Segurança ao ambiente e saúde pública no uso de produtos recomendados para controle de ervas, pragas e doenças na cultura da soja”, às 10 horas, conduzida pelo professor de Engenharia Agrônoma de Passo Fundo, Claud Ivan Goellner. A última palestra da manhã, “Manejo e controle de doenças na cultura soja. Eficiência dos fungicidas recomendados”, ocorrerá às 10h45 e será ministrada pelo engenheiro Agrônomo da Embrapa Passo Fundo, Carlos Alberto Forcelini. Após o término, o debate, previsto para às 11h30, será coordenado pelo chefe de Divisão Técnica do Senar – RS, João Augusto Telles.

No período da tarde o foco é econômico. As 13h45, o consultor técnico, Dirceu Gassen, tratará da temática “Safra da Soja – Quanto colhemos X Quanto podemos colher”. Posteriormente, às 14h30, é a vez do presidente da Comissão de Crédito Rural da Farsul e Diretor da Epagri/Planejar Ibirubá, Elmar Konrad, falar sobre “Crédito Rural – Seguro Agrícola/Proagro. Histórico e evolução de 2008-09 ao plano Safra 2015/2016” e o coordenador de Pesquisa Cultivo e Verão da Fundação Pró-semente, Victor Sommer, abordar sobre “Resultados obtidos na Safra 2014/2015 das principais cultivares e ciclo RR1 e Cultivares Intacta RR2 Pro”. “Devido a soja ser a principal commdity de sustentabilidade e econômica do agronegócio gaúcho e brasileiro será abordado assuntos como fertilidade, sanidade, tratos culturais, aspectos econômicos e creditícios”, afirma Konrad.

Às 15h15, o economista chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, apresentará o assunto “Análise e perspectiva para o mercado de Soja – Safra 2015/2016”. De acordo com da Luz, discutir sobre as expectativas e projeções é primordial para o setor, “em um momento em que os custos estão em alta, os preços internacionais em baixa e a taxa de câmbio extremamente volátil, entender o que está ocorrendo para projetar a próxima safra é fundamental para o processo de decisão”. Ao final, às 16h, o debate será coordenado pelo presidente da Comissão de Grãos Farsul, Jorge Luiz Machado Rodrigues.

Para o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, as etapas do  Fórum Permanente do Agronegócio representam a preocupação do Sistema Farsul em levar aos produtores as últimas tecnologias do campo. “Os seminários são a face tecnológica da Farsul”, define. Pereira pôde confirmar isso nas duas últimas edições do Fórum que levaram pela primeira vez o seminário "De Onde Virão os Terneiros?", ao Litoral Norte. A 69ª etapa, em Mostardas (14/07), e a 70ª, em Santo Antônio da Patrulha (28/07) abordaram técnicas de pecuária de alta produtividade e qualidade na produção integrada. O diretor da Farsul, Francisco Schardong, que também esteve presente nos eventos, define a abordagem adotada como "pecuária de precisão" e destaca a preocupação dos produtores do Litoral Norte em oferecer um produto de grande valor.

As inscrições para a 71ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio  “Tecnologia Avançada para a Produção de Soja no RS” são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail sribirubaforum@yahoo.com.br. O evento conta com o apoio da Farsul, Prefeitura Municipal de Ibirubá, Vence Tudo e Epagri/Planejar Ibirubá

Fonte : Farsul