Suspenso emplacamento de trator

O Contran, que esteve reunido ontem, em Brasília, decidiu suspender a exigência de emplacamento e licenciamento de tratores até 31 de dezembro de 2014. A resolução 447, que será publicada no DOU de hoje, mantém a obrigatoriedade para colheitadeiras e retroescavadeiras. Segundo o deputado federal Luis Carlos Heinze, o prazo adicional permitirá um debate mais amplo sobre o tema até que se encontre um equilíbrio entre o aplicável e o impraticável.

O presidente da Fetag, Elton Weber, ficou satisfeito com a notícia. ‘A prorrogação não é a solução que buscamos, mas atende à demanda da Fetag.’ Segundo a senadora Ana Amélia Lemos, o ajuste permitirá prazo maior para reavaliação e debate sobre os impactos das novas normas.

As resoluções, em vigor desde 1º de junho, têm sido motivo de dúvidas e grandes mobilizações do setor rural. Nos próximos dias, deve chegar ao Senado o projeto de lei 33/2012 de autoria do deputado Alceu Moreira, já aprovado na Câmara, que desobriga as máquinas agrícolas do registro de licenciamento anual.

Fonte: Correio do Povo