.........

SOJANOTÍCIAS – CRESCIMENTO – Soja: estimativa de produção da Céleres avança para 113,81 mi de t

.........

Fonte:Camila Domingues

Consultoria projeta rendimento médio nas lavouras brasileiras em 3,36 toneladas por hectare, ante 3,24 toneladas por hectare previstas há um mês

A consultoria Céleres elevou a sua previsão de produção de soja no Brasil em 2016/17 para 113,81 milhões de toneladas. Em março, a projeção era de 109,65 milhões de toneladas. Conforme a Céleres, o novo número representa aumento de 17% em relação à temporada anterior, reafirmando a atual safra como recorde no País.

A Céleres manteve a sua estimativa de área plantada em 33,87 milhões de hectares em 2016/17. Contudo, a consultoria elevou a sua previsão de rendimento médio nas lavouras brasileiras para 3,36 toneladas por hectare, ante 3,24 toneladas por hectare projetadas há um mês. O aumento em relação ao ciclo 2015/16 chega a 14%.

"Os níveis elevados de produtividade no País foram resultantes do clima bastante favorável desde o início do plantio no ano passado e do aparente aumento do nível tecnológico no campo, mesmo diante de um cenário mais restrito de crédito no começo da temporada", destacou a Céleres.

O avanço da adoção de biotecnologia e o aumento nas entregas de fertilizantes são alguns indicativos de investimento na safra atual, conforme a consultoria. "Tal cenário permitiu que o pacote tecnológico atual alcançasse boa parte do potencial esperado e consolidasse a safra 2016/17 como a de maior produtividade histórica, 7,7% maior que em 2010/11, a maior já registrada no País."

Conforme a Céleres, novos ajustes positivos na projeção de safra não estão descartados, tendo em vista que o Rio Grande do Sul e algumas áreas do Matopiba ainda estão no começo da colheita e podem apresentar resultados reais superiores aos atuais. A consultoria estima que a colheita alcançou 79% da área total até 31 de março. "A elevada oferta brasileira, aliada à pressão das cotações externas, prejudicaram a formação interna de preços do grão e dos seus derivados nas últimas semanas", destacou a Céleres.

A consultoria prevê que as exportações do Brasil podem chegar a 62 milhões de toneladas, puxadas pela robustez da demanda chinesa, pelos bons resultados do começo do ano e pela maior competitividade do grão brasileiro ao longo do primeiro semestre de 2017.

Safra maior

Na manhã desta terça, dia 4, a consultoria INTL FCStone também elevou a sua projeção para a safra brasileira de soja 2016/17, para 111,6 milhões de toneladas, ante 109 milhões de toneladas projetadas em março. Conforme a consultoria, o ajuste decorre da previsões de rendimentos recordes em vários Estados produtores.  

Fonte : Canal Rural