.........

SOJAAGRICULTURANOTÍCIAS – MÁQUINAS EM CAMPO – Colheita de soja atinge 56% da área plantada da safra 2016/2017, diz consultoria

.........

Fonte:Luiz Henrique Magnante/Embrapa

Mato Grosso atinge o maior índice de sua história para a data, com 88% da produção já colhida; trabalhos estão mais adiantados em Mato Grosso do Sul, com 92% das operações conluídas; Rio Grande do Sul, por sua vez, só colheu 1%

A colheita da safra 2016/2017 de soja atingiu 56% da área plantada no Brasil na quinta-feira, dia 9, de acordo com levantamento semanal da AgRural divulgado nesta sexta-feira, dia 10. O número representa avanço de nove pontos porcentuais em uma semana e está à frente dos 52% de igual período do ano passado e dos 47% da média de cinco anos.

Mato Grosso tem o maior índice de colheita de sua história para essa data, com 88% da safra já colhida. Mato Grosso do Sul, entretanto, está com os trabalhos ainda mais acelerados, tendo colhido 92% da safra, conforme a consultoria. O Paraná teve avanço de 13 pontos percentuais em uma semana, e a colheita chegou a 59% – atrás dos 68% observados há um ano, mas acima dos 52% da média de cinco anos.

No Rio Grande do Sul, a colheita atinge 1% da área plantada, segundo a AgRural. "A expectativa dos produtores é de produtividade recorde, mas a fase inicial da colheita pode ser mais lenta que o normal porque, a exemplo do que aconteceu no Paraná e em Santa Catarina, parte das lavouras gaúchas alongou o ciclo devido às temperaturas mais baixas da primavera", destacou a consultoria. No Matopiba, onde os produtores seguem reportando produtividades acima do esperado, o tempo mais seco desta semana favoreceu os trabalhos de colheita.

No dia 3 de março, a AgRural elevou a estimativa de produção de soja do Brasil de 105,4 milhões para 107 milhões de toneladas. Uma nova revisão será divulgada em 7 de abril.

Fonte : Canal Rural