.........

Soja: Safra 2013 registra venda recorde

.........

33% da soja que ainda será plantada no Brasil já foi comercializada

por Luciana Franco

Ernesto de Souza

Agricultores brasileiros já negociaram 92% da produção da safra 2011/12 (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

As vendas de soja da safra 2012/13 seguem em ritmo acelerado, refletindo a boa liquidez do mercado comprador e os atrativos preços em real. Para uma safra potencial de 79,4 milhões, estimada pela empresa de consultoria Safras & Mercado, 33% já foram comercializados, um volume acima da média dos últimos cinco anos, de 6% para o período.

Em relação à safra 2011/12, os agricultores brasileiros já negociaram 92% da produção. Em igual período do ano passado, a comercialização atingiu 71%. A média para o período é de 73%. Levando-se em conta uma safra estimada em 66,33 milhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 60,9 milhões de toneladas.

"Voltamos a ter firme andamento no fluxo dos negócios por parte dos produtores. Mas diferente dos relatórios anteriores, onde os levantamentos incorporaram revisões para baixo no tamanho da safra, desta vez a motivação das vendas foi por conta do preço, que voltou a bater recordes consecutivos nas últimas semanas", explica o analista do mercado de soja da Safras & Mercado, Flávio França Júnior.

Os preços altos refletem as condições climáticas nos Estados Unidos, maior produtor mundial. Recentemente oDepartamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) elevou para 30,79 milhões de hectares a estimativa para o cultivo no país, ainda assim o clima quente e seco registrado nas regiões produtoras pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras.

Fonte: Globo Rural