SOJA – Plantio de soja alcança 77% da área prevista, diz Emater

Semeadura de arroz também já está avançada no Estado, com 89% dos solos já cultivados

soja_colheita_mato_grosso (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

Platio de soja já atingiu 77% da área prevista em solo gaúcho (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

O plantio de soja 2015/16 evoluiu bem nos últimos dias no Rio Grande do Sul, atingindo nesta quinta (3/12) 77% da área prevista, segundo a Emater. O nível ideal de umidade no solo contribuiu para os trabalhos. Ainda assim, uma parcela pequena da área com a oleaginosa precisou ser replantada. Conforme a Emater, a emergência das plantas foi comprometida pelas fortes chuvasna primeira quinzena de novembro.

A Emater-RS também revelou que a cultura do milho continua com bom desenvolvimento, avançando na fase reprodutiva. "O potencial produtivo apresentado até o momento é bem superior à media dos últimos anos, embora as chuvas em excesso tenham prejudicado a aplicação de nitrogênio em cobertura", diz o texto. O plantio de milho alcança 95% do previsto.

No caso do arroz, os produtores também conseguiram avançar na semeadura. De acordo com a Emater-RS, para aproveitar as boas condições de solo e a janela de plantio, as máquinas operaram inclusive no período da noite. A estimativa atual é que 89% da área esteja plantada.

As atividades foram interrompidas nesta quarta-feira (02/12) quando chuvas intensas voltaram a atingiram principalmente o centro e oeste do Estado. Há dúvida se os produtores de arroz terão tempo hábil para semear o restante da área prevista.

Fonte : Globo Rural