.........

SOJA – Colheita da soja no Brasil ultrapassa metade da área

.........

Em paralelo, plantio da segunda safra de milho caminha para a reta final

agricultura_soja_colheita (Foto: Tadeu Vilani/Ed. Globo)

Com clima favorável, Brasil deve registrar uma safra recorde de soja este ano. (Foto: Tadeu Vilani/Ed. Globo)

Os trabalhos de colheita da safra de soja no Brasil estão entrando na segunda metade da área plantada. Segundo levantamento da AgRural, até a última quinta-feira (9/3), os produtores brasileiros haviam colhido 56% do terreno ocupado pela cultura no país. O avanço na semana foi de nove pontos percentuais. O ritmo neste ano está mais acelerado que no ano passado, quando nesta mesma época o indicador apontava para 52% da área. Em relação à média histórica de cinco anos (47%), a diferença é ainda maior.

Mato Grosso do Sul, segundo a consultoria, é o Estado com a colheita mais adiantada. Os trabalhos foram concluídos em 92% da área de soja. Mato Grosso aparece na sequencia, com 88%, e Paraná, com 59%. Esse último está com a colheita atrasada em relação ao ano passado, quando as máquinas já haviam passado por 68% da área.

“Mas a principal novidade da semana foi o início da colheita no Rio Grande do Sul, onde as máquinas passaram  por 1% da área. A expectativa dos produtores é de produtividade recorde, mas a fase inicial da colheita pode ser mais lenta que o normal porque, a exemplo do que aconteceu no Paraná e em Santa Catarina, parte das lavouras gaúchas alongou o ciclo devido às temperaturas mais baixas da primavera.

Milho

Com o avanço da colheita da soja, o plantio de milho corre solto. De acordo com a AgRural, até quita, a semeadura da segunda safra do cereal alcançou 88% da área na região Centro-Sul, onde está concentrada a produção do grão. No ano passado, o indicador era de 85% e a média de cinco anos, 83%. Nesse assunto, Mato Grosso se destaca com o plantio quase encerrado – está em 99%, conforme a consultoria.

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : Globo Rural