.........

Soja Brasil nos EUA: produtores norte-americanos têm vantagens competitivas ante os brasileiros

.........

Engenheiro Ricardo Arioli, que viajou com o projeto aos Estados Unidos, destaca a eficiência da logística e do seguro agrícola do país

Pedro Silvestre/Canal Rural

Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

Estradas em boas condições favorecem produtores dos Estados Unidos

Após passar por seis Estados produtores de grãos dos Estados Unidos, a equipe do Projeto Soja Brasil constatou muitas vantagens competitivas dos agricultores norte-americanos em relação aos brasileiros. Um exemplo é a logística. Segundo o engenheiro agrônomo Ricardo Arioli, que participou da expedição, as estradas – até as vicinais – estão em ótimas condições no país.

– Não vimos buracos nas estradas. Apenas remendos feitos por longas distâncias para recuperação e manutenção das pistas.

A política agrícola é outro ponto positivo do país. O seguro cobre as perdas ocasionadas por problemas de clima, o que garante renda ao produtor e sua permanência na atividade.

– Nós, no Brasil, por falta de um seguro agrícola e de uma política consistente, ainda estamos pagando contas da securitização. Tem produtor que está renegociando dívidas em cima de dívidas. Essa viagem para os Estados Unidos abre nossa cabeça. O Brasil precisa de uma política voltada para garantir a renda do produtor – constata Arioli.

Fonte: Ruralbr