.........

Situação das lavouras de arroz do Estado é apresentada à FAO

.........

Fonte: Jornal do Comércio

O secretário da Agricultura do RS, Luiz Fernando Mainardi, em reunião na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, expôs a situação da lavoura gaúcha e pediu parceria do órgão para discutir alternativas. O encontro contou com a presença dos diretores Peter Kenmore e Caterina Batello e do secretário da Comissão Internacional de Arroz, Lawrence Narteh.

Mainardi relatou a importância sócio-econômica da cultura orizícola, a alta produtividade e a consequente super produção que deixam os preços estagnados. Informou, ainda, que o Governo do Estado, junto com o Governo Federal tem buscado soluções emergenciais para amenizar a atual crise, e que cerca de R$ 1 bilhão já foram investidos.

Uma parceria para buscar soluções estruturais, como a utilização do arroz para outros fins que não apenas a alimentação humana, foi proposto pelo secretário gaúcho. Peter Kenmore admitiu que este realmente é um grande problema e aventou aprofundar os contatos para que possa ser vista a melhor forma da FAO ajudar. Nesta quarta-feira (8), uma nova rodada de conversas sobre o mesmo tema será realizada com outros representantes da organização.