.........

SINDICAL – Sistema Famato dá início ao primeiro PDS de 2017

.........

Ascom Famato

Com o objetivo de promover o fortalecimento e a maior integração entre os Sindicatos Rurais de Mato Grosso, a Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), deu início hoje (14/03) ao Programa de Desenvolvimento Sindical (PDS). Estão sendo oferecidos treinamentos e capacitações para os gerentes sindicais e mobilizadores do estado divididos em três etapas que seguem até sexta-feira (17). A programação abrange treinamentos sobre o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Sindical (Fades), Aposentadoria Rural e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

A abertura oficial do PDS, cujo foco é ampliar o desenvolvimento das ações, teve a participação do diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, que salientou as questões prioritárias de trabalho da nova diretoria junto aos sindicatos rurais. 

Um dos assuntos pontuado por Fidelis que pode ser melhorado é a comunicação entre a Federação e os sindicatos. “Precisamos fortalecer mais o Sistema Famato e, para isso, é importante a participação dos sindicatos rurais. Queremos ouvir as demandas dos sindicatos para que possamos melhorar”, disse Fidelis.

Na oportunidade, Fidelis colocou o Sistema Famato à disposição e reforçou que a diretoria empossada para o triênio 2017/2019 tem comprometimento com os sindicatos rurais de Mato Grosso.

O superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, reforçou que o objetivo do Senar-MT e do Sistema é construir uma nova perspectiva e, para isso, a ajuda dos sindicatos é fundamental. “Em concordância com o presidente do Sistema Famato Normando Corral daremos uma atenção especial aos sindicatos rurais”, afirmou Celidonio.

A primeira fase do treinamento contou com a apresentação de estratégias da analista de projetos da Famato Ligia Mara Lopes de Souza para a ampliação e alinhamento das ações do Fades a serem aplicadas nos sindicatos.

A segunda fase, que será nesta quarta-feira (15/03), vai contar com a presença da gestora do Núcleo Jurídico, Elisete Ramos. Ela fará um treinamento sobre Aposentadoria Rural, com a finalidade de melhorar o atendimento dos sindicatos aos associados.

Na quinta-feira e sexta-feira (16/03 e 17/03) a capacitação será com o assessor técnico da Superintendência Técnica da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Jonas Jchims, que vai falar sobre a DAP.

A DAP é obrigatória para que o produtor rural tenha acesso ao crédito rural do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), aos programas de habitação rural, aposentadoria rural e outros.

Na ocasião, foram apresentados aos participantes os gestores dos núcleos da Famato: Cláudia Luz, de Comunicação e Marketing; Thiago Paes, do Financeiro, e Cristiane Vicente, do Administrativo; e a coordenadora de Projetos Educacionais do Senar-MT, Sueli Martins.

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.

Fonte: Ascom Famato