.........

Semana da agricultura: conheça a origem da data

.........

Nos dias 25 e 28 de julho, respectivamente, se comemora o Dia do Produtor Rural e o Dia do Agricultor; Globo Rural preparou uma série de reportagens para celebrar as datas

por Globo Rural On-line

José Medeiros

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

Nos próximos dias 25 e de 28 de julho, o país comemora o Dia do Produtor Rural e o Dia do Agricultor, respectivamente. Os desafios para estes profissionais dentro do cenário agrícola brasileiro são muitos, mas com trabalho árduo dia a dia na produção estão sendo vencidos.
Primordial no campo e nas cidades, eles são os responsáveis por produzir os alimentos que chegam à mesa faça chuva ou sol. Hoje, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), são 25 milhões detrabalhadores rurais no Brasil. Para se ter uma ideia da força do agronegócio para economia brasileira, os estabelecimentos agropecuários empregam 18,9% dos trabalhadores do país.
O Dia do Agricultor foi instituído em 1960, pelo Decreto nº 48.630, que dizia que “o país deve grande parte de sua prosperidade à economia agrícola; é justiça reverenciar aqueles que se dedicam ao cultivo da terra, transformando em riqueza dinamizada as dádivas naturais”. Hoje, a força de trabalho dos agricultores e suas famílias é responsável por 21% de tudo que se produz no Brasil e por 36% das exportações.

Fonte: Globo Rural