.........

Sead participa de Jornada Estadual da Agricultura Familiar no MS

.........

Cerca de mil agricultores familiares, de pelo menos 10 municípios do Mato Grosso do Sul, reuniram-se no último sábado (8), em Campo Grande, na primeira edição da Jornada Estadual da Agricultura Familiar. O evento, promovido pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf-MS), teve apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e de diversas entidades do setor.

Representando a Sead no encontro, Dorival Betini, que está à frente da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA-MS), participou da mesa de abertura apresentando as políticas públicas do Governo Federal voltadas para o público-alvo do evento. “Explicamos que há continuidade em todos os programas do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e falamos sobre o quanto a Sead tem trabalhado pelo fortalecimento da agricultura familiar no nosso país”, contou o delegado. Como a regularização fundiária é uma demanda forte no estado, outro assunto abordado foi a Medida Provisória 759, leia mais aqui.

Adriana Mansano, delegada adjunta, participou da segunda mesa de debates da jornada, cujo tema foi “Agricultura familiar e seus desafios”. Juntamente com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Secretaria Estadual de Produção, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura Familiar (Semagro), Adriana falou das ações da DFDA-MS. Segundo ela, existe um grande desafio em relação à emissão de Declaração de Acesso ao Pronaf (DAP), que precisa ser ampliada no estado. “O Mato Grosso do Sul tem mais de 80 mil agricultores familiares e só 30 mil possuem DAP. Temos tudo para ampliar o acesso a essa documentação”, disse.

Em relação à DAP jurídica, segundo a delegada adjunta, também há muito o que fazer e incentivar que mais entidades tenham a declaração. “Falamos sobre as políticas que a DAP dá acesso, incluindo o programa Ater Mais Gestão e o edital de Kits Feira, que está prestes a ser divulgado”, disse Adriana. Ela ainda explicou para os presentes que em junho vai acontecer o curso gestão de cooperativas na cidade de Glória de Dourados. A formação vai acontecer no Centro Territorial de Formação e Apoio Tecnológico para a Agricultura Familiar – espaço que está prestes a ser inaugurado e foi construído com recursos da Sead. De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento foi debater a importância da agricultura familiar e da reforma agrária no desenvolvimento municipal e estadual.

Um dos resultados foi a criação de um documento com as demandas da agricultura familiar naquela região. No mesmo sábado, Dorival Betini participou da abertura da exposição do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, um dos maiores eventos do MS. “São oportunidades muito boas que temos de ouvir de perto as demandas dos agricultores familiares e mostrar para eles o que temos feito”, finalizou o delegado federal.

Tereza Rodrigues 
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário Assessoria de Comunicação 
Contatos: (61) 2020-0128 / 0127 e imprensa@mda.gov.br

Fonte : MDA