.........

Sead lança chamada pública para participação de agricultores familiares na feira Expoalimentaria, no Peru

.........

Fotos: Virttua Produções

Estande da Sead na feira Expoalimentaria 2016

Agricultores familiares (cooperativas, agroindústrias, empreendimentos) interessados em participar de grandes eventos internacionais com o apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) terão mais uma oportunidade. A partir desta terça-feira (4) começam as inscrições para seleção dos empreendimentos que irão para Lima, no Peru, expor os produtos na Expoalimentaria, no estande Brasil – Family Farming. A feira é tida como um ponto de encontro internacional de empresas exportadoras e recebe compradores dos cinco continentes. No ano passado, cerca de 45 mil pessoas visitaram os mais de 600 expositores participantes.

As inscrições vão até o dia 30 de julho e o resultado deve ser anunciado em 4 de agosto. Desta vez, a Sead vai selecionar até oito empreendimentos, que receberão apoio com estandes, cozinha coletiva, intérprete, transporte local e hospedagem durante os dias da feira, que acontece entre 27 e 29 de setembro. Além disso, como em outras oportunidades, os selecionados entram no catálogo do estande e no catálogo oficial da feira, participam de visitas técnicas e recebem apoio da equipe da Sead durante o evento. Como contrapartida, os expositores pagam suas passagens de ida e volta até Lima, enviam amostras para exposição e degustação e garantem um representante comercial apto a atuar na feira.

Em 2016, a Sead levou seis empreendimentos. Leia mais aqui. Ao todo, foram mais de 200 contatos feitos com representantes comerciais, empresas e prestadores de serviços, que renderam aproximadamente R$8 milhões em negócios prospectados.

Como participar

Os empreendimentos que quiserem concorrer precisam ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica e outros requisitos conforme o edital. Quem tiver ou solicitar o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) até a data limite da inscrição receberá maior pontuação na seleção.

A Expoalimentaria é a principal plataforma para os negócios do setor de alimentos, bebidas, máquinas, equipamentos, insumos, embalagens, serviços, restaurantes e alimentos da América Latina. Não é permitida a venda direta. Os empreendimentos da agricultura familiar participantes do estande Brasil – Family Farming vão poder expor produtos, promover degustações, agendar visitas, encontrar fornecedores e compradores de seus produtos, conhecer novas tecnologias e prospectar ou realizar negócios.

As inscrições deverão ser efetivadas por meio deste link.

Leia aqui como foi a participação da agricultura familiar brasileira na Saitex – Feira Internacional da África do Sul, no mês de junho. 

Camila Costa

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação

Fonte : MDA