.........

SAFRA DE SOJA | Mato Grosso e Paraná estão autorizados a iniciar plantio

.........

O cultivo do que pode ser a maior safra brasileira de soja da história está autorizado para começar nos dois principais produtores nacionais – Mato Grosso e Paraná. No fim de semana, se encerrou o vazio sanitário, período em que não deve haver cultivo para evitar a propagação de pragas.
Ambos os Estados só esperam o começo das chuvas para dar início aos trabalhos.
Há preocupação de que a umidade necessária para a preparação do solo atrase, mas os produtores mantêm intenção de expandir a área plantada em pelo menos 7%, segundo estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os preços internacionais da oleaginosa estimularam o avanço das lavouras sobre áreas destinadas a culturas de menor liquidez ou mesmo sobre pastagens. Com os estoques globais do produto em níveis baixos, a pressão para que o Brasil colha um volume recorde é cada vez maior. A previsão é de que o país produza mais de 80 milhões de toneladas de soja em 2012/13, superando pela primeira vez a safra dos EUA.
O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária projeta que a área de soja no Estado alcance 7,89 milhões de hectares (crescimento de 11,6% sobre o ano anterior). No Paraná, segundo maior Estado produtor, as lavouras de soja também serão expandidas em 2012/13, mas em menor proporção do que no Centro-Oeste. A Secretaria de Agricultura paranaense prevê o cultivo de 4,56 milhões de hectares, avanço de 4% sobre o ano anterior.

Fonte: Zero Hora