.........

Safra 2011/2012 de soja brasileira já está com 65% do grão vendido

.........

De acordo com o relatório da consultoria Céleres, colheita alcançou 68% da área plantada

Roberto Witter

Foto: Roberto Witter / Agencia RBS

Comercialização da soja avançou três pontos percentuais em sete dias

A comercialização da safra brasileira de soja 2011/2012atingia na semana passada 65% da produção esperada. O avanço foi de três pontos percentuais em sete dias. O ritmo das vendas está adiantado em relação aos 58% registrados no final de março do ano passado e à média de 50% dos últimos cinco anos. Os números são do relatório semanal da empresa Céleres.

Segundo a consultoria, os produtores brasileiros estão contando com preços muito atraentes. O mercado está sustentado pelas altas cotações da soja no mercado internacional, a desvalorização do real e a firmeza nos prêmios na exportação.

No boletim, os analistas da Céleres comentam que as cotações da oleaginosa, em moeda brasileira, neste mês de março ultrapassaram os patamares observados em março de 2008 e têm se mostrado bastante remuneradoras, mesmo em pleno processo de colheita da oleaginosa. O preço médio mensal no mercado disponível brasileiro subiu 8% no primeiro trimestre deste ano, enquanto as cotações em Chicago subiram próximo a 12%.

Relatório de Colheita

A pesquisa semanal realizada pela Céleres verificou que os trabalhos de colheita da soja brasileira alcançaram o patamar de 68% na semana passada, ante 58% reportado na semana precedente e 56% observado no mesmo período do ano passado. A média histórica do avanço da colheita para esta época do ano é estimada pela Céleres em 49%. Em Goiás e Mato Grosso os trabalhos foram concluídos.

Fonte: Ruralbr | Agência Estado