.........

Saída de Asfor Rocha surpreende ministros

.........

O pedido de aposentadoria do ministro Cesar Asfor Rocha surpreendeu ministros e o representante do Ministério Público na 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antonio Augusto de Aras. Ontem, antes de iniciar a sessão de julgamentos, sem a presença do ministro, colegas prestaram uma homenagem a ele. "Depois de passar por tantos cargos, não tinha mais o que fazer além de dar uma satisfação a sua família e aproveitar as férias", disse o ministro Castro Meira.

Ministro mais antigo do STJ, com 20 anos de atuação, Asfor Rocha apresentou seu pedido antecipado de aposentadoria na segunda-feira. Em seguida, viajou para a Europa e, de acordo com assessores, só retornará para fechar o gabinete. O magistrado ocupou diversos cargos importantes no Judiciário. Foi presidente do STJ, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

O cearense de Fortaleza chegou a ser cotado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. Asfor Rocha integrava a 2ª Turma da Corte e a 1ª Seção de Direito Público do STJ.

Para o ministro Humberto Martins, o ministro deu uma nova dimensão ao STJ por ter conhecimento profundo das leis e dos autos. Já o ministro Mauro Campbell afirmou que Asfor Rocha sempre assegurou a integridade da jurisprudência da Corte. "Ele sairá com 64 anos, em plena sanidade e vai continuar seu brilho na advocacia."

Com o pedido de aposentadoria, a distribuição de novos processos ao gabinete do ministro Asfor Rocha foi suspensa. Ele não possui pedidos de vista em processos que tramitam na 2ª Turma e na 1ª Seção de Direito Público. Depois de cumprida a quarentena exigida em lei, Asfor Rocha pretende advogar em São Paulo.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/brasil/2817872/saida-de-asfor-rocha-surpreende-ministros#ixzz25bIX1EhF

Fonte: Valor | Por Bárbara Pombo | De Brasília