.........

Ruralistas estão em pé de guerra no Uruguai

.........

Fonte: BRUNO BLECHER URUGUAI

Dilma fez um bate-volta nesta segunda-feira (30/05) aoUruguai e mal teve tempo de conversar com o velho companheiro Mujica.  Tal qual a presidente brasileira, Mujica está em pé de guerra com osruralistas de seu país. Estive em Montevidéu neste fim de semana e acompanhei a gritaria pelos jornais.

Mujica anunciou na semana passada que seu governo pretende aumentar a carga tributária das propriedades rurais acima de 2 mil hectares. O dinheiro dos impostos, segundo ele, será investido em projetos para ampliar e renovar a precária infraestrutura logística do país (portos, ferrovias e estradas).

“A terra multiplicou seu valor várias vezes em poucos anos e o problema de infraestrutura é uma imposição originada pelo forte aumento produtivo no campo”, argumenta Mujica.

A notícia espantou a todos, até mesmo o ministro de Ganaderia, Agricultura Y Pesca de Mujica, Tabaré Aguerre, que jurou de pés juntos que não sabia de nada. “Não fui consultado”, ele disse ao jornal El Observador.

Por aqui, Dilma ainda não digeriu a derrota que sofreu para os ruralistas na votação do novo Código Florestalna Câmara. Ela promete vetar a emenda 164, que transfere para os Estados a regulamentação das Áreas de Preservação Permanente (APPs).

foto: Roberto Stucker/Ag. Brasil