.........

Ruralistas comandam o ‘trator’ no Congresso

.........

Fiadora da manutenção de Michel Temer no governo, a Frente Parlamentar da Agropecuária tornou-se uma das mais poderosas bancadas no Congresso, define a pauta e se prepara para aprovar o marco regulatório do licenciamento ambiental, mudar regras sobre agrotóxicos e permitir venda de terras a estrangeiros.

A bancada conta hoje com 200 deputados e 24 senadores, de diferentes correntes partidárias. Em votações relevantes, geralmente garante entre 140 e 160 votos. Na semana passada, um dia antes do início da votação da denúncia de Temer no Congresso, negociou dívidas da previdência rural por meio de uma medida provisória sobre o Funrural.

"A força da bancada se deve ao fato de ela ter sido decisiva para que Temer se tornasse presidente e continua sendo decisiva para que ele permaneça", diz o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ). No comando da Frente, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) diz que não se trata de troca de favores. "Não é algo que aconteceu nesta semana ou a partir da denúncia. Vinha acontecendo havia muito tempo", afirma Leitão.

Por Malu Delgado | Para o Valor, de São Paulo

Fonte ; Valor