RURAL NOTÍCIASFEIRAS E EVENTOS – FEIRA – Expodireto Cotrijal 2018 vem para bater recordes

Fonte:Expodireto/Divulgação

Evento acontece entre 5 e 9 de março, em Não-Me-Toque (RS), e espera superar os 240 mil visitantes e R$ 2 bilhões em negócios de 2017

A Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras agropecuária da América Latina, foi lançada na manhã desta terça em porto alegre, no Rio Grande do Sul. O evento ocorre de 5 a 9 de março, em Não-Me-Toque, município localizado a 280 quilômetros da capital gaúcha. E a expectativa para 2018 é de manter o sucesso da edição anterior e superar as vendas do ano passado.

Em 2017, a Expodireto Cotrijal bateu todos os recordes. Recebeu mais de 240 mil visitantes e foram fechados mais de R$ 2 bilhões em negócios. Mesmo assim, a expectativa para este ano é ainda melhor. O presidente da feira afirma que esses números têm tudo para serem superados.

“A expectativa é muito positiva, tendo em vista a recuperação da economia. Muitas novidades, financiamentos abundantes, taxa de juros em declínio, fazendo com que os produtores possam buscar na Expodireto muitos negócios de oportunidade. Na edição deste ano, nós vamos ter a oportunidade de ver todas essas inovações, nos setores de máquinas, químicos, fertilizantes, agricultura familiar e deverá, com certeza, superar os volumes comercializados em 2017”, diz Nei César Manica, presidente da Expodireto Cotrijal.

A feira, além de aquecer o agronegócio local, é também palco de discussões de temas relevantes para o setor. Neste ano, o foco está nos baixos preços recebidos pelos produtores.

“Este é um tema muito importante porque a cadeia do leite, do arroz e do trigo vêm sofrendo muito com a queda dos preços. E nós precisamos que os governos estadual e federal tomem algumas medidas urgentes para não inviabilizar essas cadeias”, afirma Manica.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, acredita que a feira mostra a força do agronegócio no estado: “O Rio Grande do Sul é pródigo em muitos eventos que dignificam o nosso estado, mostram o valor da produção e o papel que ela tem na economia, na tecnologia, na vida econômica e na produção. E a Expodireto é um símbolo da presença, da força e de toda expressão do nosso campo”.

As entidades ligadas ao agronegócio também estão otimistas com a 19ª edição do evento. “Para nós é um orgulho. Ter uma feira, das maiores da América Latina, muito bem organizada, feita e realizada por uma cooperativa. Nós do movimento cooperativo temos muito orgulho e temos certeza de que vai ser um sucesso absoluto, como tem sido em todas as edições da Expodireto”, diz Paulo Pires, presidente da Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul).

Camila Rocha

Fonte : Canal Rural