.........

RURAL NOTÍCIASAGRICULTURANOTÍCIAS – OFICINA – Máquinas agrícolas: manutenção preventiva pode dobrar vida útil

.........

Fonte:Massey Ferguson/divulgação

Cuidados com equipamentos evitam desgaste de peças, impedem grandes prejuízos e podem baratear despesas futuras

A manutenção preventiva de máquinas agrícolas é um item indispensável. Além de evitar grandes prejuízos, como a troca de um motor, esse cuidado pode dobrar a vida útil do equipamento e diminuir despesas futuras. Conversamos com mecânicos e especialistas e reunimos as principais dicas para ampliar a longevidade de tratores e colheitadeiras.

O citricultor Carlos Andrade, de Mogi Mirim (SP), lembra que o descaso com um simples filtro de ar pode ter consequências sérias num trator, por exemplo, como levar o motor a fundir. Para evitar problemas desse tipo, ele próprio e os funcionários da propriedade preenchem diariamente uma planilha para cada equipamento. Dessa forma, garantem que a manutenção seja feita a cada 500 horas de trabalho.

A planilha é lançada num sistema do computador que alerta quando a hora da manutenção está próxima. Ao aparecer o sinal vermelho, é preciso trocar óleo e filtros, para prevenir a quebra ou o desgaste dos equipamentos.

O mecânico Wagner Andrade chama atenção para o fato de que nem sempre a máquina dá sinais de que algo está errado. Por isso é importante que haja uma rotina de manutenção preventiva na propriedade.

O mecânico Andrade conta que, ao chegarem ao trabalho, os funcionários da propriedade costumam checar o nível de água do radiador do trator, nível de óleo do motor e do combustível, examinam a lubrificação e se a correia está solta. “São requisitos básicos do nosso dia a dia que todo operador tem que fazer, antes de por a máquina em funcionamento”, afirma.

Já para os mecânicos fica a tarefa de fazer a limpeza de filtros e reparos. “Troca de filtro, troca de óleo, regulagem de válvula, de bico etc.”, enumera Andrade.

  • Roberta Silveira, de Araras (SP)
  • Fonte :Canal Rural