.........

RS viabiliza compra facilitada de 319 mil sacas de sementes de milho a agricultores familiares

.........

Programa realizado pela Emater e governo do Estado passa a contar com termo de adesão com cinco anos de validade

Adriana Franciosi

Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Programa passa a ter termo de adesão com validade de cinco anos

Agricultores familiares de 345 municípios do Rio Grande do Sul terão acesso à compra facilitada de 319 mil sacas de sementes de milho por meio da adesão das prefeituras ao Programa Troca-Troca de Sementes de Milho, da Emater/Ascar. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, o investimento do Estado em aquisições nesta safra chegou a R$ 28,5 milhões. Destes, R$ 8 milhões serão subsidiados aos agricultores.

– Este é um programa econômico e social de grande abrangência. O milho está fortemente vinculado à pequena propriedade, sendo responsável pelo desenvolvimento da agricultura familiar no Estado – diz Pavan.

O diretor do Departamento de Agricultura Familiar da SDR, José Adelmar Batista, explica que, a partir deste ano, o programa passa a funcionar por meio de um termo de adesão, com validade de cinco anos.

– Com isso, não há a necessidade de assinatura de um novo convênio a cada ano, tornando os procedimentos mais qualificados e a ação mais dinâmica e menos onerosa – afirma.

EMATER/ASCAR

Fonte: Ruralbr