.........

RS vai isentar ICMS nas importações de soja e milho para aves e suínos

.........

Produtores gaúchos precisarão de cinco milhões de toneladas de milho e três milhões de toneladas de soja

por Globo Rural On-line

Ernesto de Souza

Os elevados preços da soja no mercado internacional e a falta de milho para a alimentação das aves e suínos no RS preocupam os avicultores e suinocultores gaúchos

O governo do Rio Grande do Sul deve aprovar, nos próximos dias, uma medida que isentará do Importo sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas importações de milhoe soja feitas pelas indústrias e cooperativas das cadeias produtivas de suínos e aves. A medida atende às reivindicações da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips).
Este ano, os avicultores e suinocultores gaúchos necessitarão de aproximadamente cinco milhões de toneladas de milho e três milhões de toneladas de farelo de soja destinados à alimentação dos animais. Mas o elevado preço da soja no mercado internacional e a falta de milho no estado aumentam as chances de que os alimentos para os rebanhos das duas cadeias tornem-se escassos. Com a isenção, segundo a Secretaria da Agricultura do estado, haverá uma redução de 12% nas transações feitas entre esses produtos junto a fornecedores de outros países.

Fonte: Globo Rural