.........

Remoção de milho para áreas atingidas pela seca cresce 32% nas últimas semanas

.........

Volume transportado subiu de 5 mil para 8 mil toneladas por semana

por Globo Rural On-line

José Medeiros

O milho destinado às regiões Nordeste, Sul e Norte, afetadas com a seca, sai dos estoques da Conab em Mato Grosso e Goiás

O fluxo no transporte de milho dos estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Mato Grosso e Goiás para as regiões afetadas pela seca (Nordeste, Sul e Norte) aumentou 32% nas duas últimas semanas na comparação com as anteriores. Por semana, o volumeremovido foi de cerca de oito mil toneladas, enquanto a média passada estava na faixa das cinco mil toneladas por semana. O cereal será destinado para operações de venda balcão.
A Conab garante que tem cobrado das empresas que ganharam as licitações para o transporte das cargas que cumpram com os contratos. Já foram realizados três leilões para contratação de frete e remoção do milho do Centro-Oeste para diversos estados e um novo pregão está marcado para a próxima sexta-feira (14/9).
Segundo o órgão, já foram enviadas ao comando doMinistério da Defesa todas as rotas as quais a Conab utiliza para o transporte dos grãos e agora aguardam a resposta de qual será a disponibilidade das Forças Armadas para atender à demanda.

Fonte: Globo Rural