.........

Reforma Agrária: Patrus Ananias reafirma compromisso com agricultura familiar

.........

Cerca de 2 mil pequenos agricultores estão reunidos em Brasília para pedir agilidade em processos de reforma agrária; ministro do MDA recebeu pauta de reinvindicações e reforçou diálogo

por Portal BrasilPublicado: 20/05/2015 18h28Última modificação: 20/05/2015 18h30

Foto: Paulo Henrique Carvalho/MDA
Ministro Patrus Ananias ouviu reivindicações de representantes dos agricultores

Ministro Patrus Ananias ouviu reivindicações de representantes dos agricultores

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, reuniu-se nesta quarta-feira (20), em Brasília, com o grupo de agricultores familiares Grito da Terra Brasil. Desde terça-feira, cerca dois mil agricultores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul estão concentrados na capital federal para pedir agilidade aos processos de reforma agrária.

Ao receber a pauta de reivindicações dos trabalhadores rurais, Ananias reafirmou o compromisso do governo com novos assentamentos e o desenvolvimento da agricultura familiar. “Está acertada a presença do MDA e do Incra onde se fizer necessário”. Segundo o  ministro, o governo estará presente em todas as regiões do País “para garantir os avanços das políticas públicas”.

Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, o canal de diálogo aberto pelo governo é importante para fortalecer os trabalhadores. “Com isso, vamos gerar emprego, gerar renda e diminuir a miséria dos pobres”, destacou.

Codevasf auxilia agricultores familiares em Pernambuco

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) disponibilizou três tratores agrícolas e implementos como grades e arados para associações de produtores das comunidades rurais do Sertão de Pernambuco. O investimento de R$ 450 mil, parte do Orçamento Geral da União destinado à Codevasf por emendas parlamentares, será aplicado em Campo Verde e Poção, em Afrânio, e Sítio Serra Nova, em Bodocó.

“Com os tratores, as associações têm a possibilidade de mecanizar a sua terra para, na hora que vier uma chuva, preparar o solo e o plantio no momento certo”, afirma o superintendente da Codevasf em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Codevasf

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

Fonte: Portal Brasil