Área de grãos tende a aumentar no RS

A área plantada com grãos no Rio Grande do Sul crescerá 1,49% na safra 2014/15 em relação ao ciclo anterior, para 7,187 milhões de hectares, previu a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RS). A estimativa foi divulgada na manhã de ontem, durante a 37ª Expointer, tradicional feira agrícola que acontece no município de Esteio.

A expectativa da Emater é que sejam colhidas 27,65 milhões de toneladas de soja, milho, arroz e feijão de primeira safra, o que representa um incremento de 2,8% em comparação a 2012/13.

De acordo com o presidente da entidade, Lino De David, a expansão da área deve-se aos investimentos permitidos pela capitalização dos produtores nas duas últimas safras, ao maior acesso ao crédito e aos preços estáveis dos grãos. A ocorrência do fenômeno El Niño, que provoca chuva acima da média na região, também deve contribuir para o desempenho da safra, conforme De David. O plantio da nova temporada terá início em outubro.

A previsão é de que o plantio de feijão no Rio Grande do Sul recue 5,24%, para 48,66 mil hectares, e proporcione uma colheita de 66,8 mil toneladas. No caso do milho, a estimativa é de uma produção de 4,79 milhões de toneladas, a partir de uma área 5,74% menor, de 876,3 mil hectares.

Por outro lado, a Emater prevê que a área destinada ao arroz cresça 1,98%, a 1,14 milhão de hectares, e viabilize uma safra de 8,53 milhões de toneladas. Quanto à soja, a expectativa é de uma elevação de 2,8% no plantio, para 5,12 milhões de hectares, o que permitiria uma colheita de 14,25 milhões de toneladas. A expansão da oleaginosa deve ocorrer de maneira mais concentrada na Fronteira Oeste e no Extremo Oeste gaúchos.

A Emater calcula, ainda, que o Valor Bruto de Produção (VBP) – que é o valor recebido pelos produtores – poderá alcançar R$ 21,8 bilhões no Estado no ciclo 2014/15. (Colaborou Sérgio Ruck Bueno)

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3677374/area-de-graos-tende-aumentar-no-rs#ixzz3CAPFFG2Q

Fonte: Valor | Por Mariana Caetano | De São Paulo