Quilombolas recebem título de terra do Governo do Estado

As 100 famílias quilombolas do povoado Santa Rita do Vale, situado no município de Santa Rita, receberam o título de reconhecimento de domínio do secretário do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, que no ato representou a governadora Roseana Sarney. Com o título, os moradores e integrantes da Associação de remanescentes de quilombolas São Raimundo Nonato do povoado de Santa Rita, podem participar dos programas do Governo Federal que tratam de benefícios destinados a agricultores familiares e comunidades quilombolas.

Também participaram do ato de entrega do título, ocorrido na sexta-feira (26), o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Luiz Alfredo Fonseca, acompanhado dos diretores Levi Alves (de Assentamento), e Luiz Augusto Martins (Recursos Fundiários). O representante da comunidade, Henrique de Jesus Ramos Launé, diz estar recompensado pelo trabalho que teve para que recebessem o título. “É uma conquista. Agora, buscaremos outras melhorias como a construção de casas e investimento para agricultura para os moradores”, garantiu.

Ao entregar o título, Fernando Fialho destacou que se trata de mais uma ação afirmativa de Governo na regularização de terra no Estado, desempenhada de forma competente pela equipe do Iterma. Ele acrescentou que a entrega de título quilombola é uma ação específica, com atenção diferenciada dada às comunidades tradicionais, como as quilombolas.

Aos 73 anos, Teodomira Bezerra, sorria com a certeza da propriedade da terra porque, a partir de então, ela não passaria pelos sobressaltos do aparecimento de falsos donos da área. “Sempre vivi da roça, criei meus filhos com o trabalho da roça. As famílias vão trabalhar em paz e buscar melhorias para suas vidas”, falou.

O presidente do Iterma, Luiz Alfredo Fonseca, informou que no Maranhão, de 2005 até julho de 2013, foram entregues 148 títulos, num total de 759.518,00 hectares. Neste ano de 2013, a previsão é beneficiar cerca de 850 famílias com títulos comunitários, perfazendo aproximadamente 30 títulos comunitários.

INFORMAÇÕES DETALHADAS

Área: 319,4535 h, da Gleba Agrical II, estando incorporado ao patrimônio do Estado por força da matrícula nº 1.556, fls 085, livro 2- I do cartório de registro de imóveis do município de Rosário, Estado do Maranhão.

Número de famílias: 100 famílias quilombolas

http://jornalpequeno.com.br/2013/07/29/quilombolas-recebem-titulo-de-terra-do-governo-do-estado/#

Fonte: Jornal Pequeno | São Luis