.........

Qualificação – Enagro será instrumento de avanço científico da agropecuária, diz ministra

.........

Presidenta Dilma participou da cerimônia de inauguração da instituição

A Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) será um instrumento de avanço científico da agricultura e da pecuária, disse a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), na noite desta terça-feira (18), durante a cerimônia de inauguração da instituição. A presidenta Dilma Rousseff e outras autoridades também participaram da solenidade, que ocorreu na sede da nova escola, em Brasília.
“A inauguração desta Escola de Gestão é a concretização de um sonho longamente acalentado por tantos que se empenham em ver este setor – o mais dinâmico da nossa economia – cada vez mais próspero e consolidado”, destacou a ministra. “Surge como mais um instrumento de avanço científico da agricultura e pecuária em nosso país”, completou.
Kátia Abreu ressaltou que a criação da escola é mais uma etapa do compromisso da presidenta Dilma de investir maciçamente em inteligência e conhecimento. A Enagro, acrescentou, vai ensinar técnicas de ponta aos gestores do Mapa e garantir ao agronegócio as condições para que “continue a cumprir o papel exponencial que lhe cabe.”
De acordo com a ministra, Dilma Rousseff tem honrado e aprofundado esse compromisso. “Escola é investimento em qualidade de mão de obra, em gente”, acentuou a ministra. Ela assinalou ainda que não basta investir em ciência e tecnologia sem universalizá-las. “Esta é a missão da Escola de Gestão.”.
Difusão do saber

Dilma Rousseff também destacou a importância da difusão do saber durante seu discurso na cerimônia. "Se o conhecimento não é difundido, não se materializa em avanços e benefícios para o conjunto da população”, afirmou a presidenta, enfatizando o papel da Embrapa na produção de tecnologia para o setor. “Aqui, hoje, outra Embrapa se inicia, a Embrapa da educação, da formação e da capacidade de gestão”, comparou.
“Essa inciativa marca um momento especial. Acredito que a senhora, ministra Kátia Abreu, ficará [na história] como uma das pessoas que modificou de forma profunda a agricultura do país, porque o que estamos fazendo aqui hoje tem, sobretudo, um valor de longo prazo, molda e diferencia os caminhos que iremos percorrer”, discursou a presidenta.
A diretora da Enagro, Ângela Pimenta Peres, disse que a escola trabalhará para “o desenvolvimento da capacidade dos servidores em mobilizar conhecimento, habilidades e atitudes para entregar resultados com qualidade e em prazos esperados”. 
Convênios

Durante a solenidade, a ministra assinou termos de cooperação com parceiros que colaborarão para o funcionamento da Enagro. São eles a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Fundação Escola Nacional de Administração Pública, a Escola Superior de Administração Fazendária, a Embrapa, o Instituto Nacional de Meteorologia e a Academia Brasileira de Medicina Veterinária.
A primeira turma da Enagro teve início nesta terça-feira e vai capacitar 120 fiscais federais agropecuários da sede em Brasília e das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs), com o curso de Direito Administrativo Aplicado à Fiscalização Exercida pelo Mapa. O curso terá 32 horas/aula e conta com a parceria da Anffa Sindical.
Enagro

A Enagro oferecerá cursos de capacitação e formação profissional a todos os servidores e gestores do Mapa. Funcionários de todas as unidades do ministério, sociedade, parceiros e demais agentes que atuam na área também poderão se inscrever futuramente.
A escola vai adotar a gestão do conhecimento para gerir talentos do Mapa e identificar oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Serão oferecidos cursos presenciais e tecnologia de Ensino a Distânc ia (EAD) por meio de parcerias nacionais e internacionais com instituições de excelência. Mais informações sobre a escola estão disponíveis no site
A Enagro fará parte da Rede Nacional de Escolas de Governo, que visa a aumentar a eficácia das instituições que trabalham com a formação, a capacitação e o desenvolvimento profissional dos servidores e agentes públicos.

Fonte : MAPA