.........

Projeto Soja Brasil abre oficialmente o início do plantio de soja da safra 2012/2013 em Sorriso (MT)

.........

Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro e Silval Barbosa, governador de Mato Grosso, participaram do evento

Veronica Streliaev Canal Rural

Foto: Veronica Streliaev Canal Rural

Mendes Ribeiro participou da abertura oficial do plantio de soja da safra 2012/2013 em Sorriso (MT)

O Projeto Soja Brasil abriu oficialmente o plantio nacional de soja da safra 2012/2013 na Fazenda Agroverde, em Sorriso (MT) nesta segunda, dia 24. O lançamento teve a participação de autoridades políticas como o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, além de empresários e produtores do Estado. O Canal Rural transmitiu o evento ao vivo.

A representante da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces), Neiva Dalla Valle, iniciou o evento falando da cidade de Sorriso, considerada a maior produtora de soja do Brasil. O presidente do Sistema Famato (Federação da Agricultura e Pecuáriado Estadp de Mato Grosso), Rui Prado, ao falar, também destacou a importância da cidade no cenário nacional do agronegócio.

Antes do discurso oficial de abertura do plantio feito pelo ministro Mendes Ribeiro, o presidente da aAssociação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja Brasil), Glauber Silveira, frisou a importância de os produtores de soja terem uma abertura oficial do plantio, o que já acontece em outras culturas produzidas no Brasil.

– Esse evento é um marco. Para nós, é fundamental termos esse lançamento. Hoje, sem dúvida, nós estamos fazendo história com esse lançamento – disse.

O ministro Mendes Ribeiro, ao dar início oficialmente ao plantio da safra 2012/2013, falou sobre a cidade e sobre a importância do produtor de Sorriso para o agronegócio nacional.

– Aqui em Sorriso não tem um momento impossível, aqui não tem o inexplicável, aqui tem todos os dias o muito obrigado do ministro da Agricultura. Temos que ter coragem de enfrentar os gargalos, não os gargalos de 30 dias, 60 dias, mas os gargalos de anos. A presidente Dilma Rousseff está determinada a melhorar isso. Na política, eu aprendi que nada é mais importante que ouvir e, nesse ano, eu estou fazendo isso, ouvindo o homem que produz.

O governador Silval Barbosa, em seu discurso, agradeceu a presença do ministro e destacou o trabalho dos produtores de Mato Grosso.

– Para nós é uma honra muito grande contar com a presença do ministro. Aqui, ministro, o senhor está no município que não perde para município nenhum. Aqui os produtores já dominaram a tecnologia de produção – exaltou o governador.

Para oficializar o lançamento, o governador Silval Barbosa, acompanhado do ministro Mendes Ribeiro e do diretor geral do Canal Rural Donário Lopes de Almeida, guiaram uma plantadeira.

Após o ato, o ministro reafirmou sua expectativa de o Brasil ter uma grande safra de soja. Para ele, agora é necessário trabalhar.

– A safra vai ser extraordinária. Estamos começando a trabalhar, nós temos o melhor plano de safra da história, então agora é confiar. O seguro agrícola está com uma política forte, garantida pelo ministério. Agora é trabalhar – disse.

O governador de Mato Grosso, após o início oficial do plantio, frisou o problema de logística que os produtores enfrentam, mas disse estar otimista com a possibilidade de melhorias.

– Logística é um problema sério para o Estado. O governo garantiu que lança um programa de armazenagem para o Brasil. Estamos trabalhando para que o ministro faça a aquisição de milho por preço de mercado. A nossa luta é pela logística. O problema que estamos sofrendo em Mato Grosso é que não estamos encontrando quem faça o frete para outras regiões, mas estou otimista, muito otimista.

O lançamento nacional do plantio de soja da safra 2012/2013 é uma realização do Projeto Soja Brasil com  instituições e entidades regionais como a prefeitura de Sorriso, o Sindicato Rural e a Associação Comercial e Empresarial do município,  além do governo estadual e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), com coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O apoio regional é do Senar MS, Senar Goiás, Aprosoja MT e Sistema Famato. O patrocínio é de Basf, Mitsubishi Motors e Monsanto.

RURALBR

Fonte: Ruralbr