.........

Produtores rurais podem fazer o CAR na 37ª Expointer

.........

Apenas 200 produtores gaúchos iniciaram o processo, de 441 mil propriedades

Cristiane Viegas | Esteio (RS)

Reprodução

Foto: Reprodução

O CAR é uma forma de proteção jurídica para o produtor rural

No Rio Grande do Sul, 441 mil propriedades rurais precisam fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), mas até agora, apenas 200 produtores iniciaram o processo, segundo o IBGE. Para auxiliar os produtores a agilizar o Cadastro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com um espaço exclusivo na37ª Expointer.

A oficina do CAR está localizada no Pavilhão Internacional e conta com uma maquete, que pode simular até quatro tipos de propriedades diferentes. Computadores ajudam os produtores rurais a entender como deve ser feito o preenchimento do formulário. De acordo com o instrutor, o CAR é uma forma de proteção jurídica para o produtor rural.

• Saiba mais sobre o Código Florestal

– A segurança jurídica se dá pela adequação ao que a legislação ambiental exige dessa propriedade ou do posseiro, e hoje em dia, com o preenchimento e envio do CAR, esse proprietário vai estar adequado à lei. Caso ele não faça isso, há uma possibilidade de ele perder o acesso ao financiamento, e também a possibilidade de ele receber multa ou denúncia – orienta o instrutor Edilberto Quadros.

Uma cartilha, com informações sobre o CAR, está sendo distribuída aos visitantes da 37ª Expointer.

Fonte: Ruralbr