Produção de milho e soja em Illinois (EUA) deve cair 14% ante 2014

 

Em contrapartida, a projeção para este ano está acima da média dos últimos três anos

agricultura-milho-goias (Foto: Emiliano Capozoli/Ed. Globo)Os talos de milho no oeste de Illinois estão mais altos, uniforme e visivelmente mais saudáveis do que os observados anteriormente (Foto: Emiliano Capozoli/Ed. Globo)

A safra de milho no Estado de Illinois, nos Estados Unidos, deve ser 14% menor do que a do ano passado, de acordo com os resultados recolhidos durante a expedição de safra Pro Farmer Midwest Crop Tour nesta quarta-feira (19/8). A estimativa está em linha com as projeções mais recentes feitas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Em Illinois, a produtividade para o milho foi estimada em 171,64 bushels por acre (10,77 toneladas por hectare), abaixo dos 200 bushels por acre (12,55 toneladas por hectare) alcançados no ano passado, como o divulgado pelo USDA.

saiba mais

Em contrapartida, a projeção para este ano está acima da média dos últimos três anos de 163,01 bushels por acre (10,23 toneladas por hectare) e próxima da mais recente projeção do USDA, de 172 bushels por acre (10,79 toneladas por hectare).

As estimativas de rendimento são baseadas em dados coletados pelos participantes do Pro Farmer Midwest Crop Tour, que visitam anualmente os campos para medirem o potencial produtivo das lavouras de soja e milho.
No ano passado, em igual período, a expedição estimou uma produtividade de 196,96 bushels por acre (12,36 toneladas por hectare) para a região. A pesquisa aponta que a soja em Illinois ficará em 1.190,47 vagens em um área de 3 pés quadrados, acima da média dos três últimos anos de 1.119,73 vagens em 3 pés quadrados, mas 8,4% abaixo da média da expedição de 2014 de 1.299,17 vagens em 3 pés quadrados.
Embora as estimativas para Illinois estejam aquém das projeções do ano passado, os analistas da expedição ponderaram que as lavouras da região estão muito mais resistentes do que os campos que foram visitados no início da semana em Ohio e Indiana. "Vimos lavouras bem melhores hoje (quarta-feira)", disse Brian Grete, diretor da banda leste da expedição, acrescentando que os talos de milho no oeste de Illinois estão mais altos, uniforme e visivelmente mais saudáveis do que os observados anteriormente.
As estimativas mais recentes do USDA para as safras de milho e soja vieram bem acima do que os analistas haviam antecipado, surpreendendo o mercado que haviam apostado que as fortes chuvasque atingiram o Meio-Oeste do país provocariam redução na produção.
O USDA estimou, no dia 12 deste mês, que o país deverá produzir 13,7 bilhões de bushels (347,98 milhões de toneladas) de milho este ano que, se for concretizado, será a terceira maior safra da história dos EUA. Para soja, o USDA projetou uma produção de 3,916 bilhões de bushels (106,59 milhões de toneladas), bastante acima da previsão de analistas.

POR ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte : Globo Rural