.........

Produção de leite no país pode crescer 4%

.........

A produção formal de leite no país poderá crescer de 3% a 4% em 2012, segundo projeção divulgada pela Scot Consultoria a partir da análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2011, conforme o IBGE, foram 21,8 bilhões de litros. Considerada também a participação do leite informal, que não passa por laticínios e cooperativas, o volume alcançou cerca de 31 bilhões de litros.

No primeiro trimestre deste ano, o IBGE registrou a captação "formal" de 5,7 bilhões de litros, 4,4% mais que em igual intervalo de 2011. A região Sul, que lidera a produção nacional, puxou o incremento verificado, com alta de 15,7%.

Apesar dos índices negativos registrados em abril (queda de 5,5% na captação nacional) e em maio (3%) e da ligeira alta em junho (aumento "preliminar" de 1,4%), a expectativa é que a produção leiteira retome sua força no segundo semestre, quando termina a entressafra e as pastagens tornam-se de melhor qualidade.

A projeção não descarta as pressões que podem influenciar os resultados. Entre elas estão o aumento dos custos causado pela alta dos preços dos farelos – consequência das cotações elevadas dos grãos – e a interferência do clima, cuja estiagem causou graves danos em algumas regiões do país.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2752360/producao-de-leite-no-pais-pode-crescer-4#ixzz20n5zbtV9

Fonte: Valor | Por Janice Kiss | De São Paulo