.........

Prêmio Nobel da Paz troca experiências sobre reforma agrária

.........

Foto:Rony Sousa/MDA

O indiano Kailash Satyarthi participou de encontro com dirigentes do MDA

O ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2014, o indiano Kailash Satyarthi, relatou ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e a diretores da pasta, sua luta contra o trabalho infantil na Índia, durante visita ao MDA, nesta segunda-feira (1º). O ativista se reuniu com o grupo, a fim de trocar experiências sobre as políticas públicas voltadas para agricultura familiar e reforma agrária.

Patrus ressaltou que a trajetória do indiano é exemplo da importância da luta pela reforma agrária e pelo desenvolvimento do campo no Brasil. “O trabalho de Satyarthi serve de modelo para continuarmos avançando na promoção do desenvolvimento, em bases sustentáveis, para a agricultura familiar. O que contribui para a redução das condições precárias de trabalho no campo”, observou o ministro.

Kailash Satyarthi classificou o papel do MDA como fundamental para sua luta. “A reforma agrária é uma medida preventiva e que ajuda muito na erradicação do trabalho infantil e escravo”, assegurou. Ele ainda destacou o funcionamento do Programa Bolsa Família. “Os resultados do programa servem de exemplo para muitos países”, concluiu.

O Prêmio Nobel foi atribuído a Kailash Satyarthi, devido ao seu empenho na organização de manifestações e protestos pacíficos contra a exploração de crianças. Ativo no movimento indiano contra o trabalho infantil desde os anos 1990, sua organização, Bachpan Bachao Andolan, já libertou mais de 85 mil crianças da escravidão.

Tássia Navarro

Ascom/MDA

Fonte : MDA