.........

Previsão de frio alerta produtores gaúchos

.........

A previsão de frio e geada para os próximos dias coloca produtores gaúchos em alerta. Segundo a MetSul Meteorologia, uma intensa massa de ar polar atingirá o Rio Grande do Sul a partir de hoje, com mínimas abaixo de zero em algumas localidades. O cenário é temido, principalmente, por triticultores, já que a principal cultura de inverno do Estado encontra-se na sua fase mais crítica, com 76% da área em floração ou enchimento de grãos, segundo a Emater. O agricultor Luiz Gonzaga Formigheri, de Passo Fundo, ainda não contabilizou os estragos causados pelo clima na semana passada, quando a chuva, o granizo e o vento atingiram a propriedade. Mesmo assim, já estima queda de até 15% na produtividade da área de 50 hectares, cultivada em junho. "A lavoura está comprometida. Se vier geada, aí não tem mais o que fazer."
Conforme o assistente técnico estadual em fruticultura da Emater Antonio Conte, maçã, pêssego e uva também são sensíveis ao frio, mas possíveis prejuízos dependerão, segundo ele, da intensidade do episódio. "O ideal é investir antes em táticas antigeadas", aconselha, lembrando o bom resultado de áreas cobertas.
As madrugadas mais frias da semana, conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, serão as de amanhã e quinta com marcas abaixo dos 5ºC na maioria das regiões gaúchas. Para amanhã, em alguns pontos dos Campos de Cima da Serra, pode ocorrer geada negra (congelamento da seiva e morte da planta). Na quinta, o frio perde força e as mínimas devem ser mais elevadas na maioria dos municípios. Em áreas de baixada, o frio da quinta deve rivalizar com o da véspera.
Mínimas para amanhã
Regiões Mínimas
Uruguaiana e Cruz Alta 0ºC a 2ºC
Missões 1ºC a 3ºC
Planalto Médio 0ºC
Aparados da Serra -3ºC a 0ºC
Central (Santa Maria) 1ºC a 3ºC
Fonte: MetSul Meteorologia

Fonte: Correio do Povo