.........

Preços do açúcar têm forte queda no mercado interno

.........

Os preços do açúcar no mercado interno entraram em forte declínio na última semana e, na sexta-feira fecharam no menor patamar desde setembro de 2010. O indicador Cepea/Esalq para o cristal encerrou o último dia útil da semana passada a R$ 49,81 a saca de 50 quilos e acumula no mês uma retração de 6,61%, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq).

O mercado doméstico abastecido, aliado à percepção de grande oferta disponível do produto, explicam a retração nos preços. Com o tombo da semana passada, o açúcar de mercado externo passou a remunerar melhor a usina que o produto de mercado interno.

Segundo levantamento da consultoria Datagro, o preço de sexta-feira do açúcar cristal é equivalente a 19,46 centavos de dólar por libra-peso. Ficou, portanto, abaixo do fechamento do contrato para outubro do açúcar na bolsa de Nova York (19,91 centavos por libra-peso).

Heloísa Burquist, pesquisadora do Cepea, explica que, assim como ocorre no mercado internacional, a demanda também está fraca internamente. "As indústrias de alimentos já firmam contratos antecipados de uma fatia grande de sua necessidade de açúcar. Portanto, neste momento estão abastecidas e não precisam ter pressa de voltar ao mercado", completa.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2831696/precos-do-acucar-tem-forte-queda-no-mercado-interno#ixzz26jMGqJCc

Fonte: Valor | Por Fabiana Batista | De São Paulo