.........

Preço alto começa a afetar demanda por açúcar

.........

Fonte:  Valor | Fabiana Batista | De São Paulo

Os embarques de açúcar nos portos de Santos e de Paranaguá começam a indicar que a demanda pelo produto pode estar arrefecendo diante dos preços internacionais mais elevados. Ontem, o contrato com vencimento em outubro na bolsa de Nova York encerrou o dia em alta de 20 pontos a 39,94 centavos de dólar por libra-peso. Em igual época do ano passado, o mesmo vencimento valia 16,52 centavos por libra-peso.

Conforme a consultoria Kingsman do Brasil, há nesta semana 21 navios aguardando no porto de Santos e outros três já atracados. Juntos devem embarcar 891 mil toneladas de açúcar. Até 5 de agosto, está programada a chegada de outras 11 embarcações no porto paulista, para carregar mais 380 mil toneladas. "Temos programado até agora o embarque de apenas 1,3 milhão de toneladas. Em 27 de julho do ano passado essa programação era de 2,58 milhões de toneladas", diz Luiz Carlos dos Santos Júnior, da Kingsman do Brasil.

Por isso, ele acredita que dificilmente as exportações de agosto devem superar as 2,7 milhões de toneladas concretizadas em igual mês de 2010 nos portos de Santos e Paranaguá, os maiores em embarques de açúcar no país. "Não vejo muitos navios chegando. A demanda parece fraca".

Expressivos volumes já foram embarcados nos meses de junho e julho. Em junho, as exportações nos dois portos cresceram 26%, para 2,67 milhões de toneladas em comparação com igual mês de 2010. Considerando o mês de julho todo, a tendência é que os volumes alcancem o mesmo desempenho de 2010. Até agora no mês, foram embarcados cerca de 1,9 milhão de toneladas nos dois portos. A expectativa de Santos Júnior é que atinja as 2,3 milhões de toneladas de julho de 2010.

Segundo levantamento do Valor Data, as cotações do açúcar na bolsa de Nova York (contrato março) já acumulam alta de 12,57% no mês de julho. Nos últimos 12 meses essa valorização é de 62,38%.

Ontem, a alta do açúcar em Nova York refletiu os números divulgados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Os dados indicaram que a moagem de cana no Centro-Sul está 14% menor do que em igual período de 2010. A produção de açúcar também declinou. O recuo foi de 14%, para 11,93 milhões de toneladas, 2,1 milhões de toneladas menos que em igual período da safra passada.