.........

POSSE – Famato representará o setor produtivo no Comitê Estadual da Biosfera Pantanal

.........

Ascom Famato

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), representada pelo analista de Meio Ambiente Thiago Moraes, tomou posse hoje (18/10) como membro e representante do setor produtivo rural de Mato Grosso no Comitê Estadual Reserva da Biosfera do Pantanal. A posse e a primeira reunião do comitê consultivo aconteceram no auditório Pantanal, nas dependências da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Com a posse dos novos membros do Comitê Estadual, o Pantanal mato-grossense ganha mais um recurso que assegura a defesa pela conservação ambiental da Biosfera.

O Comitê tem a finalidade de criar estratégias de conservação da biodiversidade, restaurar e melhorar os serviços ambientais, promover o uso sustentável dos recursos naturais, assim como construir uma economia saudável e justa para a região pantaneira e para o estado.

A ideia é que o Comitê funcione como uma governança efetiva, promovendo o desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias efetivas com instituições públicas e privadas, setor produtivo e Organizações não governamentais (Ong’s). “O grupo de trabalho terá a função de criar técnicas e estratégias que atendam as necessidades da Biosfera do Pantanal”, disse Moraes.

De acordo com o analista, o uso sustentável da biodiversidade já é tratado pela Famato como uma das prioridades, visto que a entidade realiza frequentemente trabalhos de orientação e conscientização com os produtores e sindicatos rurais sobre as boas práticas sustentáveis nas propriedades rurais que estão no bioma Pantanal. “Exemplo disso é que temos boas práticas sustentáveis já feitas no Pantanal mato-grossense”, reforçou Thiago Moraes.   

Fonte: Ascom Famato