.........

Plantio de soja avança em ritmo forte em MT

.........

Fonte: Valor | Por Fernando Lopes | De São Paulo

Iniciado em 15 de setembro, o plantio de soja em Mato Grosso já cobriu 25% da área prevista para esta safra 2011/12 em alguns polos, conforme Glauber Silveira, presidente da Aprosoja, associação que representa os sojicultores do Estado. No ritmo atual, informou o dirigente no Twitter na sexta-feira, a semeadura deverá ser concluída no início de novembro, pelos menos nas praças mais avançadas.

Mato Grosso é o principal Estado produtor de soja do país. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), ligado à federação da agricultura do Estado (Famato), a área plantada com o grão alcançará 6,8 milhões de hectares no ciclo atual, 6,3% a mais que em 2010/11. Até o início da semana passada, a colheita estadual estava prevista em 21,5 milhões de toneladas, crescimento de 4,4% na mesma comparação.

O último levantamento do Imea sobre o plantio da soja em Mato Grosso em 2011/12 indicou que 5,6% da área total prevista já havia sido semeada até 6 de outubro, ante percentual de 1,7% nesta mesma época do ano passado, quando os trabalhos referiam-se ao ciclo 2010/11. Entre os principais municípios produtores da oleaginosa, os destaques eram Sapezal, onde o percentual já estava em 18%, e Sorriso, com 10%. Hoje o Imea deve divulgar levantamento com dados coletados até o fim da semana passada.