.........

Plantio de fumo quase concluído

.........

O transplante das mudas de tabaco da safra 2012/2013 está concluído em 80% das lavouras gaúchas, conforme dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Na parte baixa do Vale do Rio Pardo, o serviço está praticamente terminado. Já nas regiões Sul e Serrana, a expectativa é de que o plantio se estenda até o fim do mês.
A estimativa da Afubra é de um leve crescimento na área cultivada com tabaco na safra 2012/2013, apesar da recomendação de manutenção das lavouras para equilíbrio do mercado. Conforme pesquisa feita em agosto, os três estados do Sul devem cultivar 327.900 hectares, contra 324.610 hectares no ciclo anterior. A ampliação se deve, entre outros fatores, à melhor remuneração das famílias produtoras por parte das empresas.
As projeções da associação ainda estimam melhor qualidade do tabaco, mas, por outro lado, menor produtividade, com base nos prognósticos de períodos mais chuvosos, especialmente no final deste mês e início de outubro. "A chuvas lixiviam os fertilizantes e afetam a produção", explica o presidente da Afubra, Benício Werner.

Fonte: Correio do Povo