.........

Plano Safra de Agricultura Familiar anima setor de máquinas agrícolas

.........

Recursos do governo devem favorecer compra de novos equipamentos pelos produtores rurais, dizem representantes do segmento

Norton Avila

Foto: Norton Avila / Divulgação prefeitura de Faxinal do Soturno

Setor está otimista com recursos do Plano Safra 2012/2013, que deve ampliar aquisição de novas máquinas agrícolas pelos produtores

As vendas de máquinas agrícolas fecharam mais um mês em queda. Na comparação com junho do ano passado, o recuo chega quase a 4%, mas os representantes do setor estão otimistas. Segundo eles, o Plano Safra 2012/2013, anunciado essa semana pelo governo federal, deve favorecer a compra de novas máquinas pelos produtores.

Os incentivos do governo aos produtores devem ajudar a aquecer o mercado, que vem tendo um desempenho ruim. Com os recursos, as máquinas novas podem ser financiadas através do Plano de Sustentação do Investimento (PSI). Os juros são de 5,5% ao ano, mas o produtor tem um prazo de dez anos para quitar a dívida.

De acordo com os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o mercado teve uma leve recuperação neste mês. Segundo a entidade, junho registrou um aumento de 2% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Pelo Programa Mais Alimentos, que é voltado ao pequeno produtor, podem ser feitos financiamentos de até R$ 10 mil, e os juros, que eram de 2%, caíram pela metade. Nos últimos quatro anos, foram vendidos 40 mil tratores por meio do programa.

Fonte: Ruralbr | CANAL RURAL