PIB da agropecuária cai no 3º trimestre

 

Culturas de algodão, café e cana-de-açúcar foram as principais responsáveis pelo recuo

A queda do Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária no 3º trimestre veio maior do que o esperado, avalia a consultoria Tendências. A economista Amaryllis Romano comentou que as culturas de algodão, café e cana-de-açúcar foram as principais responsáveis pelo recuo de 2,4% na comparação com o segundo trimestre deste ano. "Nós esperávamos um efeito positivo de 1%", destacou.

De acordo com Amaryllis, a safra de cana-de-açúcar foi afetada pelas chuvas em excesso entre julho e setembro, o que acarretou em menor produção de açúcar e etanol. "No caso do café, a produção no Espírito Santo está muito, muito ruim, também por causa do clima. Quanto ao algodão, a questão é o preço baixo", explicou a economista.

Apesar da queda, Amaryllis avalia que o setor tende a fechar 2015 no positivo. "Para o ano o resultado está adequado. Neste último trimestre, temos de contar muito com a pecuária", afirmou.

Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB da Agropecuária no 3º trimestre registrou queda de 2% em relação a igual período do ano passado.

 ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte: Portal DBO