.........

Pesquisa enriquece produtos da agricultura familiar na Bahia

.........

ALIMENTOS BIOFORTIFICADOS – Melhoramento vegetal é resultado do cruzamento de variedades da mesma espécie

Para melhorar a qualidade das sementes e aumentar a produtividade da AGRICULTURA FAMILIAR, a Divisão de Produção Vegetal da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), desenvolve, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pesquisas para melhorar a qualidade das culturas de feijão, mandioca e vigna – os chamados alimentos biofortificados.

Os produtos são resultado do melhoramento vegetal, a partir do cruzamento de variedades da mesma espécie, para a obtenção de produtos com maior teor de ferro, zinco e betacaroteno. "Não são produtos transgênicos. Por meio do cruzamento de plantas de uma mesma cultura, é possível aumentar a quantidade desses elementos e, em consequência, a qualidade para a alimentação humana", afirmou o engenheiro agrônomo Edson Alva.

Fase de teste – O estudo, iniciado em 2003, está em fase de teste e avaliação de espécies.

O próximo passo agora é criar o Selo Bioforte, para identificar os produtos cultivados por agricultores familiares a partir de sementes selecionadas.

Os experimentos são realizados nos municípios de Adustina, Fátima, Paribiranga, Sítio do Quinto, Vitória da Conquista, Irecê e Wanderley.

As variedades de feijão e de vigna biofortificadas, testadas durante os experimentos, serão incluídas no Programa Semeando, que tem a proposta de gerar autonomia para o agricultor que, aos poucos, forma o próprio banco de sementes.

A meta será possibilitar a oferta desses gêneros alimentícios ao PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) para consumo pelos alunos das escolas públicas do Estado. Os estudos também serão ampliados com a instalação de novas estações de pesquisa em Inhambupe e Olindina. "Ao agregar valor nutricional aos alimentos, produtores rurais e consumidores serão beneficiados", disse Edson Alva.

Fonte: DIÁRIO OFICIAL DA BAHIA