.........

País discute no Mercosul ações de sustentabilidade ambiental

.........

O Ministério do Meio Ambiente mantém reuniões nesta semana com delegações do Uruguai e da Argentina para discutir medidas e ações a serem desenvolvidas na área de sustentabilidade ambiental. As reuniões fazem parte do Programa de Apoio ao Aprofundamento do Processo e Integração Econômica e Desenvolvimento Sustentável do Mercosul (Econormas).

O programa prevê investimento da ordem de 18 milhões de euros (R$ 44,9 milhões). Desse total, 6 milhões de euros (R$ 14,9 milhões) serão desembolsados pelos países integrantes do Mercosul. O restante é assegurado pela União Europeia. O projeto visa garantir a melhoria da qualidade e da segurança dos produtos do bloco econômico, a promoção do crescimento aliado à gestão sustentável de recursos e estimular as ações de proteção ambiental.

Entre as medidas que serão discutidas durante esta semana, estão o contrato para intervenção ambiental em pequenas e médias empresas, a definição da campanha de divulgação e as diretrizes para realização de oficinas sobre práticas na área de gestão ambiental e produção sustentável.

A cooperação viabilizará medidas em quatro frentes de atuação: promoção da produção e consumo sustentáveis; luta contra a desertificação e os efeitos da seca; avanços para a implantação do Sistema Global Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) e convergência da base normativa e regulamentária de produtos em áreas específicas selecionadas e criação de capacidades regionais de avaliação de conformidade.

Fonte: Terra DiárioNet