.........

País deve ter safra recorde de soja no ciclo 2016/17, diz consultoria

.........

AP

Uma combinação entre clima perfeito, emprego de tecnologia e menor incidência de doenças deve levar a safra brasileira de soja a um recorde em 2016/17. Dados divulgados ontem pela Agroconsult, a partir de levantamento realizado pela expedição técnica Rally da Safra, indicam que a colheita chegará a 113,3 milhões de toneladas, 18% acima do ciclo anterior.

De acordo com a Agroconsult, a produtividade média no país deve ficar em 55,8 sacas por hectare ante 48,3 sacas no ciclo 2015/16, quando a produção sofreu os efeitos do fenômeno climático El Nino. "O clima e doenças atrapalharam a última safra e as anteriores, mas a tecnologia estava crescendo e o resultado está aí. É a safra mais sadia que já vi", disse André Pessôa, coordenador geral do Rally, que neste ano coletou amostras de 1.163 lavouras do país.

Considerando as projeções para as colheitas de milho e arroz – não detalhadas pela Agroconsult -, o Brasil deve produzir 236 milhões toneladas de grãos nesta safra.

Segundo Pessôa, quase todos os Estados produtores do país tiveram recordes de produtividade para a soja. Em Mato Grosso, a média foi de 55,5 sacas por hectare, 13% mais que em 2015/16. Mesmo no Matopiba, houve recuperação. "O veranico em janeiro assustou, mas as lavouras estavam em estado vegetativo, então, a maior parte se recuperou. No oeste da Bahia, houve outro veranico em março, mas a safra foi boa", disse.

O Maranhão deve colher 50,5 sacas por hectare, alta de 91% sobre 2015/16, prevê a Agroconsult. No Piauí, a produtividade deve ser de 49 sacas (alta de 157%); em Tocantins, 52 sacas (alta de 61%) e na Bahia 52,5 sacas (ganho de 50%).

Segundo ele, "é a primeira vez que a média de alguns Estados supera 60 sacas por hectare". É o caso do Paraná, que deve colher 60,5 sacas, 17% acima de 2015/16.

Pessôa disse que a safra recorde de grãos deve levar a problemas de armazenagem no país no inverno. "Quando começar a safrinha de milho, não teremos onde colocar tanto grão". Cálculos da Agroconsult indicam que a capacidade de armazenagem de grãos é de 136 milhões de toneladas no país.

Por Fernanda Pressinott | De São Paulo

Fonte : Valor