.........

Paraguaios vislumbram colheita recorde de soja

.........

Estimulados pelos preços internacionais e a promessa de clima favorável, os agricultores do Paraguai se preparam para produzir uma safra recorde de soja no ciclo 2012/13 e apagar as más lembranças da temporada passada, quando quase metade da colheita foi perdida por conta da seca. Segundo Luis Cubilla, conselheiro agrícola da Capeco (entidade que representa os exportadores de grãos do país), a área plantada deverá crescer 10% em relação ao recorde anterior, que era de 3 milhões de hectares.

Na safra passada, os paraguaios colheram 4,4 milhões de toneladas, bem abaixo das 7,1 milhões do ciclo 2010/11, devido à seca causada pelo La Niña. Se o rendimento na temporada 2012/13 se aproximar do de 2010/11, a produção chegará à marca recorde de 8,1 milhões de toneladas. A última estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para o país sul-americano é de 7,8 milhões de toneladas.

Anthony Dean, da consultoria meteorológica Weather Wise, afirma que o Paraguai deve ter uma boa safra neste ano, especialmente se os agricultores atrasarem um pouco o plantio. O objetivo da medida é fazer com que as principais fases de crescimento das lavouras coincidam com os períodos de mais chuva, que podem demorar um pouco mais a chegar.

Na última década, a produção de soja no Paraguai experimentou uma forte expansão. A área plantada no país praticamente dobrou de 2002 a 2012, impulsionada pela chegada dos agricultores brasileiros em busca de aproveitar o potencial pouco utilizado das terras no país vizinho.

(Com Dow Jones Newswires)

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2750512/paraguaios-vislumbram-colheita-recorde-de-soja#ixzz20VVBRljQ

Fonte: Valor | Por Mariana Caetano | De São Paulo