.........

Pagamento do Garantia-Safra é autorizado para mais de 95 mil agricultores de 187 municípios

.........

Bra­sília – A Se­cre­taria de Agri­cul­tura Fa­mi­liar do Mi­nis­tério do De­sen­vol­vi­mento Agrário au­to­rizou o pa­ga­mento re­fe­rente ao Pro­grama Ga­rantia-safra para mais de 95 mil agri­cul­tores, em 187 mu­ni­cí­pios, em nove es­tados – Bahia, Ceará, Ma­ra­nhão, Minas Ge­rais, Pa­raíba, Per­nam­buco, Piauí, Rio Grande do Norte e Ser­gipe. O Nor­deste e o norte de Minas Ge­rais so­frem com um longo pe­ríodo de es­ti­agem que pre­ju­dica a pro­dução rural.

A Por­taria 25 do Mi­nis­tério do De­sen­vol­vi­mento Agrário, que prevê a li­be­ração, está pu­bli­cada no Diário Ofi­cial da União de hoje (4).

O texto dis­cri­mina os 187 mu­ni­cí­pios aten­didos e de­ter­mina que a au­to­ri­zação só é vá­lida para os agri­cul­tores que ade­riram ao ga­rantia-safra no pe­ríodo 2011-2012. Os pa­ga­mentos serão efe­tu­ados a partir deste mês, nas datas de­ter­mi­nadas pela Caixa Econô­mica Fe­deral.

Para aderir ao Pro­grama Ga­rantia-safra, o agri­cultor deve estar em mu­ni­cí­pios onde foram de­tec­tadas perdas de, pelo menos, 50% da pro­dução de al­godão, arroz, feijão, man­dioca, milho. A in­de­ni­zação será paga em até seis par­celas men­sais, por meio de car­tões ele­trô­nicos da Caixa.

O valor do ga­rantia-safra e a quan­ti­dade de agri­cul­tores a serem se­gu­rados pelo pro­grama são de­fi­nidos anu­al­mente du­rante a reu­nião do Co­mitê Gestor do Ga­rantia-safra, vin­cu­lado ao Mi­nis­tério do De­sen­vol­vi­mento Agrário.

O ga­rantia-safra faz parte do Pro­grama Na­ci­onal de For­ta­le­ci­mento da Agri­cul­tura Fa­mi­liar (PRONAF), des­ti­nado aos agri­cul­tores fa­mi­li­ares do Nor­deste do país, do norte de Minas Ge­rais, do Vale do Mu­curi, do Vale do Je­qui­ti­nhonha e do norte do Es­pí­rito Santo. Essas re­giões per­tencem à área de atu­ação da Su­pe­rin­ten­dência do De­sen­vol­vi­mento do Nor­deste (Su­dene) e so­frem perda de safra em de­cor­rência da seca ou do ex­cesso de chuvas.

Fonte: DIÁRIO DA MANHÃ ONLINE – GO | NOTÍCIAS