.........

PACOTE EM PREPARAÇÃO | Produtor de suíno negocia ajuda do governo

.........

Prorrogação de dívidas, Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e uma linha especial de crédito devem estar entre as medidas do governo federal para socorrer os suinocultores. Essa é a expectativa dos produtores que farão uma mobilização quinta-feira, em Brasília.
Na tentativa de ajustar uma proposta para amenizar a crise que atinge a suinocultura, ontem o dia foi de negociações em Brasília. Hoje, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, reúne-se com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. As medidas alinhavadas deverão ser apresentadas à bancada ruralista.
A prorrogação teria de ser incluída no projeto que trata da renegociação das dívidas rurais, enquanto a garantia de preço mínimo – já aprovada no Senado – precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça na Câmara.
Entre 600 e 700 suinocultores de todo o país são aguardados na manifestação. O fechamento há um ano do mercado russo para Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso provocou excesso de oferta no mercado interno, e o aumento de preço da soja e do milho, usados na ração animal, estão entre os fatores de agravamento da crise. Os suinocultores têm prejuízos de R$ 0,80 a R$ 0,90 por quilo de suíno.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Marcelo Lopes, disse que o ministro sinalizou a vontade de antecipar o encontro para amanhã, mas o setor pediu que fosse mantida para o dia da mobilização.
image

daniela.castro@gruporbs.com.br

DANIELA CASTRO | BRASÍLIA

Fonte: Zero Hora